Engorda na faixa de areia praia de Matinhos, a revitalização da orla de Matinhos foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 19 de setembro de 2020.

Moradores e turistas que frequentam a praia de Matinhos, litoral do Paraná, vão conviver com as obras de revitalização da orla pelos próximos 40 meses.

A primeira obra do pacote de intervenções é a dragagem, em Matinhos, no litoral paranaense, deve ser finalizada até o mês de novembro, antes da alta temporada.

O engordamento da faixa de areia em até 100 metros de largura irá transformar o Litoral do Estado ao longo de 6,3 km, do Morro do Boi até o Balneário Flórida, no município de Matinhos.

Origem do recurso: o financiamento da obra, orçada em cerca de R$ 500 milhões, veio de um empréstimo bilionário feito junto à Caixa Econômica Federal.

Além da obra obra, estão previstas obras de pavimentação e paisagismo, que incluem novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias, passarelas, sinalização, iluminação, e áreas de restinga; estruturas marítimas para manutenção da areia após o engordamento e um novo canal em Saint Etienne para contenção de cheias, para reduzir o impacto sobre o Rio Matinhos.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e analisado pela equipe multidisciplinar da UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, e é executado pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação.